DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Clique aqui e leia o texto.
ASSOCIAÇÃO DO PESSOAL DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL DO DF
DIRETORIA DE MARKETING
O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares que morreu exatamente no dia 20 de novembro de 1695.
No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão. Ele morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. Os quilombos, liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravista que vigorava, e eram o principal motor responsável pela preservação da cultura africana no Brasil.
A APCEF/DF considera essa data importante para relembrar todas as dificuldades que os negros passaram ao longo da história, e considera uma oportunidade para promover a igualdade de raças.
Para Vinicius da Silva Costa, motorista da APCEF/DF, o Dia da Consciência Negra é uma ocasião para ser lembrada todos os dias como forma de combate ao preconceito racial. “Racismo para mim é coisa de gente sem perspectiva. Já passei por isso muitas vezes e enxergo que datas como estas são saídas para acabarmos com essa prática”, avalia ele.