1ª RODADA DO TORNEIO DE VERÃO RETRO DA APCEF/DF
ASSOCIAÇÃO DO PESSOAL DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL DO DF
DIRETORIA DE ESPORTES
TORNEIO DE VERÃO RETRÔ DA APCEF/DF
Neste final de semana (12 e 13 de março) começou o Torneio de Verão – Retrô da APCEF/DF. Foram ao todo oito jogos marcados por muitos gols e um verdadeiro clima de confraternização. Foram anotados ao todo 53 gols nessa primeira rodada, com a média de 6,625 por partida. Para os próximos jogos, os times estão prometendo muito mais a partir dos próximos finais de semana.
Confira um resumo completo de cada partida que a APCEF/DF preparou para você atleta no nosso site:
Raça 2 x 3 Kanelão
O primeiro jogo do torneio marcou a estréia dos times do Raça e do Kanelão. Em um jogo bastante disputado, o time de amarelo e preto saiu vitorioso com o placar apertado de 3 a 2, com um gol no final da partida em um chute forte de fora da área de Alexandre Quadros.
A partida começou com os dois times se estudando bastante e com poucas chances de gol para ambos os lados, mas depois de 10 minutos de muita cautela, o Kanelão chegou ao primeiro gol com Weslley.
Logo após sair atrás do placar o Raça fez jus ao nome e empatou menos de 1 minuto depois, com Luis Felipe. Mas o Kanelão queria virar o primeiro tempo na liderança e aos 14 minutos Daniel Santos desempatou a partida levando o seu time para o intervalo com a vantagem.
No segundo tempo os dois times voltaram cautelosos. O Raça, mesmo tentando sair mais para o jogo, se preocupava em se defender, enquanto o Kanelão tentava manter o placar construído na primeira metade. Foram um pouco mais de 10 minutos de algumas poucas chances até que aos 13’, Guilherme conseguiu empatar. No restante do jogo, tudo encaminhava para um empate até que faltando apenas 3 minutos para o final Alexandre acertou um belo chute de longe dando a vitória para o Kanelão.
Para o autor do gol decisivo, Alexandre, a partida foi equilibrada até o um a um, quando a equipe, segundo ele criou mais que o adversário. “Tomamos conta depois do Raça empatar, tivemos chances, mas não conseguimos converter em gol apesar de mostrar muita garra e vontade. Sorte nossa desse chute no finalzinho,” comentou.
Já para Jorge, capitão do Raça, sua equipe foi bem apesar de ser o primeiro jogo do time jogando junto, e lamentou ter perdido o goleiro no início do segundo tempo. “Fomos bem e o jogo foi muito equilibrado. Levamos um gol no final que se fosse um goleiro efetivo não levaria, mas também não foi falha do substituto,” lamentou.
Na segunda rodada do grupo A, o Kanelão enfrenta o Viet Gama e o Raça encara o Metanol.
Gols: Raça: Luis Felipe Menezes (11’48”); Yuri Guilherme dos Santos (43’10”). Kanelão: Weslley Marlei Leite (10’10”); Daniel Santos (14’17”); Alexandre de Quadros (56’40”).
Cartões Amerelos: Raça: Pedro Henrique Lopes (57’56”). Kanelão: Rafael Gurgel (59’45”)
É O Bicho 5 x 6 Peladeiros
O Segundo jogo do torneio foi o que teve o maior número de gols até o momento no torneio, junto com o confronto entre Gaúchos e Pedra Bonita. É O Bicho e Peladeiros não economizaram ao balançar as redes. Ao todo a partida teve 11 gols, melhor para o Peladeiros que marcaram seis vezes e conquistaram a primeira vitória no campeonato Retrô.
O jogo começou muito movimentado, cheio de alternativas e os dois times partindo para o ataque. O Peladeiros abriu o marcador logo aos três minutos de partida com Danilo Mendes, mas logo viu sua vantagem ir para o adversário com os tentos de Arnóbio, aos 13 minutos, Raimundo, aos 22 e Eigy Filipe aos 24, que deixaram o É O Bicho na liderança por 3 a 1.
Apesar de estar perdendo a partida por dois gols e jogando pior, o time do Peladeiros conseguiu melhorar dando muito trabalho na frente em determinados momentos, alcançando o empate e virando a partida ainda no primeiro tempo, com gols de Ivel Junior, Clodoaldo e Danilo Mendes, segundo dele na partida.
O jogo voltou a ficar aberto com chances para ambos os lados na segunda etapa. Mas com o peladeiros mais ligado e estando melhor postado dentro de campo. Tanto que aos ampliou o marcador aos 10 minutos do segundo tempo, novamente com Danilo.
Após o gol o Peladeiros se fechou buscando segurar o resultado e tentando aproveitar os contra-ataques e o É O Bicho buscando diminuir o prejuízo. Na base do abafa, o time de verde conseguiu empatar com Alexandre de Almeida e com André Pinage, dando mais emoção à partida, mas faltando um pouco mais de 5 minutos para o termino do jogo Ivel marcou seu segundo gol e dando a vitória para o Peladeiros.
Segundo o artilheiro, Danilo Mendes, a partida foi muito disputada devido a dificuldade de não ter o número de jogadores disponíveis para rodar o time, mas destacou a força de vontade dos atletas da equipe. “Jogamos quase que o primeiro tempo inteiro com um jogador a menos devido aos cartões amarelos, mas conseguimos na garra buscar o resultado na determinação e no toque de bola.”
Já para o atacante do É O Bicho, Fábio Augusto, o time começou muito bem a partida apesar da falta de entrosamento, mas sentiu falta de preparo da equipe a partir da segunda metade do primeiro tempo. “No final do primeiro tempo nosso time “morreu”. Tomamos gol por besteira, mas mesmo com essa desvantagem fomos buscar. Pena que no final acabamos tomando o gol.
Agora o É O Bicho enfrenta o Byte Bola e o peladeiros enfrentará o Ajax pela liderança do grupo B.
Gols: É O Bicho: Arnobio Lessa Junior (13’09”), Raimundo Souza (22’21”), Eigy Filipe Rocha (24’35”), Alexandre de Almeida (47’40”), André Pinage(53’42”). Peladeiros: Danilo Mendes (3’12”), (29’59”), (40’56”) , Ivel Onório Junior (27’20”), (54’38”); Clodoaldo Soares (29’10”).
Cartões amarelos: É O Bicho: Paulo Barcelos (5’01”).
Rapa 3 x 3 Traíção
Na terceira partida do dia a disputa foi entre as equipes do RAPA e Traição. Foi um dos jogos mais disputados na primeira rodada. Muito equilibrado no geral, mas com um tempo favorável para cada time.
No primeiro tempo o que se viu foi os jogadores do Rapa buscando mais o ataque, mas com dificuldades de achar os espaços para finalizar as jogadas. Teve poucas oportunidades reais de balançar as redes, mas as poucas que teve conseguiram marcar com Cristiano da Silva. Eles levaram a vantagem até quase o final do primeiro tempo, quando faltando poucos segundos para o intervalo Pedro Henrique empatou a partida para o Traição.
Vendo a vantagem territorial não se refletir no placar, o Rapa começou em cima, marcando o gol do desempate logo aos dois minutos do segundo tempo, com Lindomar. Depois o que se viu foi uma melhora considerável do Traição. Buscando ficar mais com a bola e, conseqüentemente, o resultado, chegando ao empate com Diogo Pinage.
Após o empate a partida ficou igual com oportunidade para os dois lados. Nos dez minutos finais Cristiano conseguiu colocar o Rapa na frente, praticamente assegurando os três pontos para sua equipe. Mas não contavam com o segundo gol de Diogo faltando apenas dois minutos para o encerramento e dando números finais ao jogo.
Ao final do jogo, Diogo Pinage comentou que a partida foi muito dura tanto pela marcação do time adversário quanto pelo grande calor que fazia durante todo o jogo. “Muito complicado a partida, eles estavam mancando bem pelo meio. Precisamos buscar as laterais do campo e conseguimos buscar o resultado, mesmo estando sempre atrás do placar.”
Do outro lado, Lindomar dos Santos destacou a boa troca de passes entre os jogadores do seu time, citando as boas atuações do seu goleiro e dos atletas de meio. “Os dois times fizeram uma grande partida. Mérito deles e nosso por esse resultado. Quero também exaltar a participação do nosso goleiro, Bruno Augusto, que não teve culpa nos gols sofridos e que fez grandes defesas, além dos meias Renan Xavier e Bruno Oliveira que deram cadência nas armações de jogadas.
Gols: Rapa: Cristiano da Silva (21’24”), (“55’20”); Lindomar dos Santos (31’25”). Traição: Pedro Henrique Chaves (29’59”); Diogo Pinage (50”55”), (58’20”).
Íbis 1 X 3 Veteranos
Íbis e Veteranos fizeram a última partida de sábado para iniciar os enfrentamentos do grupo D. Foi um jogo que demonstrou uma superioridade do time do Veteranos., com boa troca de bola e com muitas chances de gol. Já o Íbis, apesar de não ter ido tão bem quanto seus adversários, mostrou qualidade e possibilidade de seguir sonhando com a classificação.
O primeiro tempo o jogo se resumiu a grandes chances pelo lado do Veteranos e bons lances defensivos dos jogadores do Íbis. Destacando o goleiro Esdras da Silva, que foi arrojado em algumas saídas de bolas e com boas defesas ao longo do período. Mas mesmo com um dia inspirado do arqueiro, os atacantes do Veterano conseguiram furar a marcação por três veses na primeira metade da partida: gols de Santiago, Hugo César e Bruno.
Para o segundo tempo o panorama da partida mudou bastante. Muito até pela vantagem construída na etapa anterior. O Veteranos diminuiu o ritmo buscando se defender bem, tentando achar os contra-ataques e quando estava com a posse de bola, valorizar com muita passe e buscando a melhor hora para verticalizar.
A partida foi se arrastando até quase o fim, quando o Íbis conseguiu seu gol de honra com o defensor Roberto Mauro Barbosa, faltando um pouco mais de cinco minutos para o fim da partida.
Para o zagueiro do Veteranos, Santiago, o seu time é novo e tem boa base. Segundo ele todos conseguiram ir bem. “É um grupo unido e, com certeza, um time que vai chegar para buscar o título. Temos um meio muito forte com seis ou sete peças que nos ajudam a controlar a partida.”
Gilvânio, do Íbis também viu superioridade do time adversário mas acredita na reação da sua equipe na continuidade do campeonato. “O Íbis é uma camisa que pesa pela tradição dentro da APCEF/DF. O time deles foi superior pela posse de bola, mas o nosso time demonstrou garra e vejo potencial de melhora com a chegada e mais peças.”
Para a próxima redada o Íbis enfrenta o Pedra Bonita no sábado e o Veteranos disputa a liderança do grupo D contra a equipe do Gaúchos.
Gols: Íbis: Roberto Mauro Barbosa (52’31”). Veteranos: Santiago dos Santos (21’29”); Hugo César Sipriano (34’25”); Bruno Bergamaschi (34’45”).
Cartões Amarelos: Veteranos: Johnatan César de Abreu (25’00”); Wilson Alves Junior (54’01”)
Viet Gama 3 x 1 Metanol
Viet Gama e Metanol abriram a rodada de domingo com um belo jogo das duas equipes, mas com uma leve vantagem para o time do Viet. Dominando as ações da partida tanto na criação quanto defensivamente, deu poucas chances de vitória para o Metanol. Destaque para dois gols do centro-avante, Sandrão, que deu muito trabalho a defesa rival.
Os cinco primeiros minutos foram de muito estudo de ambas as equipes. Poucas chances foram criadas durante o início da partida. Perto do fim do primeiro terço da etapa inicial, Sandrão mostrou suas credencias de goleador e aproveitou com oportunismo a bola dentro da área para abrir o placar para o Viet Gama.
Sandrão, aliais, dava muito trabalho com sua força física e bom domínio de bola. O time também ajudava com boa troca e passes no meio de campo. Tanto que aos 20 minutos de jogo o Viet Gama conseguiu ampliar o placar com um belo gol de Luiz Pablo, dando números finais a primeiro tempo de partida.
O Metanol conseguiu no segundo tempo aumentar a intensidade e ficando mais com a bola em relação a primeira etapa, mas não conseguia converte-la em chances e gol, muito pela boa marcação exercida pelo Viet Gama, que por sua vez também não chegava tanto quanto nos primeiros trinta minutos.
De tanto tentar furar o bloqueio da defesa adversária o Metanol conseguiu diminuir com André Vasconcellos e com o placar apertado o Metanol poderia se jogar mais para o ataque em busca do empate, porém o Viet Gama voltou a controlar a partida com troca de bola e a boa apresentação do ataque. Resultado: Sandrão fez seu segundo gol dando números finais ao jogo.
O nome do jogo, Sandrão destacou a superação do seu time mesmo com a falta de entrosamento dos jogadores. “É a primeira partida, nunca jogamos juntos e foi bom ver a qualidade do pessoal do Viet Gama. Começo de campeonato muito bom, com o jogo difícil e espero que todos consigam manter o bom nível nos jogos.”
Do lado vencido, o goleiro Thiago destacou a falta de peças no primeiro jogo, mas com esperanças para que no decorrer da competição o time melhore. “Infelizmente o time estava formado basicamente por defensores hoje. Os meias e os atacantes não puedram comparecer e ficamos defasados ofensivamente. Mas acredito que com a chegada deles nos próximos jogos o rendimento melhore para conseguirmos a classificação.”
Na segunda rodada o Viet Gama encara o Kanelão no duelo dos lideres, enquanto o Mtanol encara o Raça.
Gols: Viet Gama: Sandro Travi (8’37”), (60’10”); Luiz Pablo Moraes (19’03”). Metanol: André Rogério Vasconcellos (41’16”).
Ajax 5 x 1 Byte Bola
Ajax e Byte Bola entraram em campo para completar a primeira rodada do grupo B. Em um jogo bastante desequilibrado o Ajax mostrou que está entre um dos favoritos para conquistar o título do Campeonato Retrô. Mostrando bons valores individuais e um coletivo forte. Destaque para o gol relâmpago logo aos 10 segundos de partida.
Desde os primeiros movimentos da partida foi possível ver a organização do Ajax, ainda mais com o gol relâmpago de Raphael Bastos. Jogando muito pelas pontas e com criatividade o time vermelho e branco ainda conseguiu ampliar o placar para três a zero ainda no primeiro tempo com gols de Evaldo e Murilo.
Depois do intervalo as equipes voltaram muito parecidas para a segunda etapa. Apesar do gol de Byte Bola no início da ultima metade de partida, o Ajax continuava dominante. As jogadas fluíam com muita facilidade e o Byte Bola se defendia como podia com boas defesas do goleiro Gutemberg. Com o passar do tempo a ampliação do placar era natural. Delmo em uma bela cobrança de falta e Antônio Marcos deram números finais à partida de seis gols.
Para o ponta do time do Ajax, Marquinhos, foi possível ver qualidades na equipe, mas destacou alguns pontos que ainda é preciso melhorar. “ O time jogou certinho apesar da falta de entrosamento, mas ainda temos que melhorar principalmente o posicionamento defensivo, pois falhamos um pouco nesse setor.”
De Acordo com o autor do gol do Byte bola, Thiago Queiroz, o que pesou foi a organização do time, pois há novas caras que não se conheciam dentro de campo, mas mesmo com todas as dificuldades ele ainda acredita na classificação. “Esse time tem muitos companheiros que não conhecemos, mas percebo que podemos evoluir acertando as peças, principalmente porque vejo potencial diferenciado em três ou quatro atletas e nossa equipe.
Com o resultado o Ajax assumiu a liderança do grupo com três pontos empatados com o Peladeiros com uma vitória, mas o saldo de cinco gols positivos os deixaram na frente. Já o Byte bola divide a lanterna com o É O Bicho. Os lideres do grupo B se enfrentam na próxima rodada, enquanto É O Bicho irá encarar o Byte Bola.
Gols: Ajax: Raphael Bastos(10”); Evaldo Medeiros (8’18”); Murilo de Lucena (13’43”); Delmo Nascimento Junior (39’39”); Antônio Marcos de Lima (Marquinhos) (43’06”). Byte Bola: Thiago Queiroz (33’56”).
Cartões Amarelos: Elton Augusto de Lima (38’55”)
Muralha 3 x 3 KGB
O jogo que finalizou a rodada do grupo C foi muito disputado e equilibrado. Muralha e KGB mostraram qualidades individuais e coletivas durante os 60 minutos de futebol jogado no final de manhã de domingo. O resultado de três a três mostrou que ambas as equipes tem condições de avançar na competição.
Como foi o primeiro jogo das duas equipes o que se viu no início foi um estudo tanto dos times adversários como também na busca por conhecer os atletas da sua equipe. Por conta desse ponto, ambas as equipes não arriscavam tanto e quando o faziam, erravam o último passe ou não acertavam as finalizações. Na segunda metade da fase inicial foi quando o placar foi inaugurado pelo jogador do Muralha, Claudio Renato, mas foi só até o intervalo da partida.
No segundo tempo aconteceu exatamente o oposto, duas equipes mais a vontade dentro das quatro linhas buscando a vitória desde o início. Melhor para o KGB que mostrou mais intensidade nos primeiros minutos com o gol de Carlos Eduardo Vaz e um belo gol de Rodrigo Dias, que após pedalar na frente do zagueiro chutou cruzado no canto do goleiro.
Mesmo atrás do placar o Muralha continuava a buscar os gols e mesmo após a virada conseguiu até ficar melhor na partida, empatando poucos minutos depois com Michael. Dominando as ações após o empate a equipe do Muralha chegou a virada no placar com Renato Vieira.
Faltando um pouco mais de 10 minutos para o fim da partida o jogo ficou alucinante, com chances para os dois lados. Aberto o que se viu foi muita emoção e vontade de ambos os times. O jogo foi igual, mas para refletir isso no placar faltava o empate, que ocorreu com o gol de Diego Costa a menos de cinco minutos para o final da partida.
Para Francisco, atleta do Muralha, o jogo começou mais parado, mas depois esquentou muito pela falta de entrosamento das duas equipes, mas enalteceu a vontade das duas equipes. “Estamos desentrosados, mas fizemos um bom jogo. Saímos atrás, viramos, ficamos atrás no placar de novo, voltamos a ficar na frente e no final o empate foi justo.”
O autor do segundo gol do KGB, Rodrigo Dias, acha que falta entrosar mais a equipe, mas destacou a força do time. “Primeira vez jogando junto, mas mesmo assim achei muito bom, pois a equipe não deixou de lutar mesmo estando atrás do placar, acho que o KGB é uma equipe que chega para brigar.”
O ambiente familiar que o torneio trás para dentro de campo também foi destacado por Rodrigo. “Sempre jogo esses torneios, mas foi a primeira vez que consegui trazer meu pai para disputar os jogos e também tenho meu irmão jogando ao nosso lado.”
Agora o KGB enfrenta o Rapa e o Muralha mede forças contra o Traição pela segunda rodada.
Gols: Muralha: Claudio Renato Guimarães (12’36”); Michael de Araujo (41’56”); Renato Vieira Martins (47’04”). KGB: Carlos Eduardo Vaz (36’08”); Rodrigo Dias (37’15”), Diego Costa (55’34”).
Cartões Amarelos: Muralha: Francisco de Medeiros Filho (56’04”); Renato Martins (55’17”). KGB: Robson de Araújo (38’25”)
Gaúchos 7 x 4 Pedra Bonita
O último jogo da primeira rodada envolveu as equipes do Gaúchos e do Pedra Bonita. Foi uma excelente partida cheia de alternativas. Melhor no final para os “representantes” do Rio Grande do Sul, que conseguiram a vitoria depois de 11 gols nos 60 minutos.
Dede o início da partida, o que se viu foi os gaúchos partindo para cima do Pedra. Os primeiros minutos foram de domínio territorial, mas faltava arrematar para o gol, sempre pecando na preparação as jogadas. O gol demorou a sair e quando saiu foi por meio de uma jogada polêmica, em que o jogador, Márcio José, cruzou para área e em uma disputa entre o goleiro e o atacante. Houve uma trombada entre eles e a bola entrou. Os jogadores do Pedra Bonita reclamaram muito da validação do gol, mas seguiram com a partida.
A situação adversa parece que acendeu o time do Gaúchos que conseguiu empatar a partida logo depois de ficar atrás e virar e virar em apenas 10 minutos. O primeiro tempo foi bastante movimentado, e apesar do time do gaúchos ter se saído melhor terminou perdendo de virada, mas o que estava por vir no segundo tempo ninguém esperava.
Logo no início da etapa derradeira os Gaúchos empataram com menos de um minuto e viraram em menos de 120 segundos de diferença do segundo gol. Mas o Pedra Bonita não desistiu e mesmo com menos oportunidades, empatou a partida novamente com Leandro Claudino.
O placar estava 3 a 3 com um pouco mais de cinco minutos da etapa final e havia mais gols para acontecer. Prova disso foi que Marcos Paulo colocou o Gaúchos novamente a frente, em seguida Alex Dentz voltou a empatar e Kildren colocou os “sulistas” mais uma vez na frente com seu segundo gol na partida.
O jogo estava emocionante e começou a ficar tenso nos últimos minutos. A partida seguia apertado até o zagueiro Bruno Marcelo do Pedra Bonita ser expulso em uma falta na entrada da área de sua defesa, faltando dois minutos para o fim do tempo regulamentar. Nesse meio tempo, entre a saída do jogador e o fim da partida, Kildren, com seu terceiro gol e Matheus Vidal, com seu segundo tento, decretaram a vitória por 7 a 4.
Para o artilheiro da partida, Kildren, o sol forte fez com que o físico dos jogadores no segundo tempo diminuísse bastante e que a técnica dos seus companheiros de time sobressaísse nesse momento adverso. “O nível físico do time foi embora no segundo tempo, mas conseguimos colocar a bola no chão e alcançar a vitória no finalzinho. Todos estão de parabéns”.
Leandro Claudino, jogador do Pedra Bonita também achou que o sol influenciou na partida, mas o fato de ter que improvisar o goleiro foi determinante para o resultado da partida. “O jogo foi muito bom, principalmente no inicio dos dois tempos. Pena que nosso goleiro não pode vir, mas acho que o time se superou, fez uma ótima partida.”
Os jogos do grupo D pela segunda rodada serão: Gaúchos x Veteranos e Pedra bonita x Íbis
Gols: Gaúchos: Márcio José Chaves (20’44”); Kildren Juliano Faria Filho (30’52”), (40”46”), (58’12”); Matheus Vidal (33’08”), (59’15”); Marcos Paulo das Chagas (39’06”). Pedra Bonita: Eduardo Medeiros (22’54”); Rafael Moreira(29’31”); Leandro Claudino (35’24”); Alex Dentz (39’50”).
Cartões Amarelos: Gaúchos: Wesley Marinho (39’06”); Márcio Chaves (41’02”). Cartões Vermelhos: Pedra Bonita: Bruno Marcelo Leal (57’40”)